Capitais como Florianópolis, Fortaleza e Salvador já são consagradas na rota de turistas que viajam pelo Brasil. Porém, o país é privilegiado com muitos destinos cujo potencial turístico é imenso, mas que fogem do radar dos viajantes, seja por falta de informação, seja pela dificuldade de acesso.
Paraísos escondidos como a Lagoinha do Leste (SC), o Monte Roraima (RR) e Icaraí da Amontoada (CE) oferecem experiências autênticas para quem se atreve a desbravá-los. Quer saber mais? Confira:
Florianópolis é o ponto de partida para o Parque Municipal Lagoinha do Leste, uma área de 480 hectares de Mata Atlântica atrás dos morros do sul da Ilha de Santa Catarina, com lagoa, cachoeiras e uma praia paradisíaca, cujo acesso é feito somente por trilhas –leva-se de uma a três horas caminhando para chegar na faixa de areia. O esforço é recompensado pela paisagem, que revela a praia mais conservada da região envolta pela intocada e exuberante natureza
Já em Palmas, capital tocantinens, os turistas estão na porta de entrada para o Parque Estadual do Jalapão, destino que encanta os apaixonados por ecoturismo com uma vasta oferta de cachoeiras, dunas, piscinas naturais, chapadas e fervedouros. Com uma área maior que os Estados de Sergipe e Alagoas, o Jalapão é um destino que se mantém preservado do turismo de massa por conta da dificuldade de acesso. Recomenda-se contratar, em Palmas, um pacote turístico que inclua guia, hospedagem, passeios e transporte até o Parque, já que a maioria das estradas não é asfaltada.
Na região Norte do país, o Pará abriga dois tesouros escondidos: a ilha de Marajó, que fica a 3h30 de Belém através de navegação fluvial, seja em balsa ou navio, e Alter do Chão, que fica a aproximadamente 1.400 quilômetros. Dentro do maior arquipélago fluviomarinho do mundo, a ilha de Marajó marca o encontro dos rios Amazonas e Tapajós com o oceano.
As cidades de Soure e Salvaterra são as principais do destino e onde se encontram as atrações mais importantes, como a fazenda de búfalos São Jerônimo e a praia de Barra Velha. Alter do Chão, por sua vez, tem como protagonista o rio Tapajós e foi eleita a praia mais bonita do Brasil pelo jornal britânico “The Guardian”. Localizado no município de Santarém, o destino é considerado o Cabine da Amazônia – e vale cada segundo da longa jornada até ele.
Ainda na porção Norte, outro paraíso escondido é o Monte Roraima, cujo território é dividido entre Brasil, Venezuela e Guiana. O aeroporto de Boa Vista, capital de Roraima, é onde desembarcam os viajantes brasileiros que desejam fazer a expedição pelo incrível e histórico tepui (tipo de montanha em formato de mesa). A melhor opção é começar a subida ao monte pelo lado venezuelano – para isso, quem chega de Boa Vista pode cruzar a fronteira pela BR-174.
Reduto de sossego, tranquilidade e muita beleza, a ilha de Boipeba, na Bahia, fica perto de sua capital, Salvador. Ideal para quem aprecia praias desertas, águas calmas, repletas de peixes e corais e noites estreladas, o local conquista com belezas naturais e com a hospitalidade de seus moradores.
Para completar, a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, a praia de Icaraí de Amontoada é um destino pouco conhecido pelos turistas que frequentam o estado, exceto pelos kitesurfers, que encontraram ali o verdadeiro paraíso. Com infraestrutura incipiente e poucas opções de hospedagem e gastronomia, Icaraizinho, como é conhecido pelos cearenses, oferece atrativos para viajantes que querem se reconectar com a natureza e se aventurar pelas dunas e lagoas da região.
Fonte: Viagem Livre
0 respostas sobre "Paraísos escondidos no Brasil que valem a viagem e cabem no bolso"